Em resposta às necessidades sustentáveis da sociedade atual, são criados novos materiais de construção auxiliadores das tecnologias inovadoras que prometem dar conta do recado.
1. Hidrocerâmica
Este material composto contribui no melhoramento do isolamento térmico de ambientes. Tendo como principal componente o hidrogel, este material é capaz de se expandir até 400 vezes o seu tamanho inicial ao contacto com a água. O processo dá-se através de diversas bolhas de hidrogel fechadas em placas de cerâmica - uma interna, outra externa -, protegidas por um tecido especial. Assim, cria-se um material que em certa medida diminui a necessidade de utilizar eletrodomésticos de ar-condicionado eletrónicos, poupando energia.
2. Madeira Translúcida
Um material obtido através de madeira porosa modificada à escala nanométrica, onde a estrutura da madeira é preservada. O resultado final é uma camada fina e transparente de madeira com excelente desempenho estrutural, devido às nanofibras de celulose na parede celular. Desta forma é possível elaborar novos objetos de construção que comportem baixos custos, sejam leves e permitem ambientes de alta luminosidade.
3. Grafeno
O grafeno é uma forma de carbono considerado um dos materiais mais fortes e resistentes já descobertos, além das suas propriedades de condução térmica e elétrica. Na contrução, o grafeno pode ser misturado com diversos materiais (ex.: tintas), melhorando assim as suas propriedades físicas e mecânicas, aumentando assim o seu potencial de utilização. A adição do grafeno ao cimento pode conceder-lhe resistência à tração e flexão, assim como, aumentar a sua resistência ao fogo. O grafeno é ainda resistente à corrosão, o que significa que resiste ao teste do tempo quando se trata de construções ao ar livre.
4. Espuma de Alumínio
A espuma de alumínio é um benefício em diversas indústrias, dentre elas, a aeorespacial, a automotiva a de eletrónicos, a de isolamento térmico e acústico, entre outras. Na fabricação de automóveis, por exemplo, a sua maior vantagem sobre outros materiais é o facto de permitir reduzir o peso e tornar o consumo de combustível mais eficiente.
5. Estradas de Painéis Solares
Com o avanço das tecnologias renováveis, coisas como a capacidade de colher energia solar numa insfraestrutura outrora usada apenas para transporte tornam-se possíveis. É o caso dos pavimentos que incorporam iluminação LED e dispositivos de aquecimento para efeitos de aplicação na própria estrada. Estudos dizem que veículos ocupam estradas apenas 10% do tempo, enquanto isso seria possível captar energia solar durante os momentos em que se encontram desocupadas.
6. Calcário derivado de Algas
O cimento é um material produzido através da queima do calcário a altas temperaturas. Como alternativa a este processo altamente poluente, pesquisadores do Living Materials Laboratory criaram um cultivo de calcário feito por meio de algas unicelulares que armazenam o dióxido de carbono na forma mineral através da fotossíntese. Assim, os frutos deste cultivo podem ser usados para substituir o processo de produção de cimento comum, sendo que a queima deste calcário biológico libertará apenas o dióxido de carbono previamente armazenado pelas algas.
Trabalho realizado por Julieta Teixeira e Constança Ribeiro, EFAB
Sem comentários:
Enviar um comentário