quinta-feira, 2 de maio de 2024

Clonagem

 Índice

1. Definição de Clonagem

2. Tipos de Clonagem

3. Técnicas de Clonagem

4. Vantagens e Desvantagens da Clonagem

5. Objeções à Clonagem

6. Histórico de Clonagem

7. Conclusão


1. A Clonagem é uma técnica laboratorial que permite a produção de um ou mais indivíduos geneticamente iguais ao indivíduo dador do código genético.

2. Há quatro tipos de Clonagem: Clonagem Natural, Clonagem Induzida, Clonagem Terapêutica, Clonagem Reprodutiva. Na Clonagem Natural, ocorre um processo em que o zigoto se divide, originando dois dois zigotos independentes com o mesmo genoma, gémeos univitelinos. A Clonagem Induzida caracteriza-se pela indução de reprodução assexuada e é geralmente utilizada na replicação de plantas. A Clonagem Terapêutica é utilizada para o tratamento de algumas doenças - de forma a substituir um tecido danificado - ou em transplantes. Assim, são reduzidos as possibilidades de rejeição por parte do organismo, uma vez que, o material utilizado no tratamento já deriva do próprio. Neste processo, é retirado o núcleo de uma célula, contendo o ADN, e introduzido num óvulo sem presença de material genético. Esta célula vai sofrendo divisões múltiplas, dando origem a células-tronco (células totipotentes), e estas são direcionadas a diferenciação para a produção dos tecidos necessários. A Clonagem Reprodutiva visa a produção de organismos idênticos ao progenitor. Através da técnica de transferência nuclear, onde é retirado o núcleo de uma célula, contendo o ADN, e introduzido num óvulo sem presença de material genético, cria-se uma célula que é posteriormente introduzida no útero do organismo onde se desenvolverá o embrião.

3. Algumas técnicas utilizadas na clonagem de animais incluem a Separação de Blastómeros e a SNCT, enquanto nas plantas são utilizadas técnicas como a Estacaria, a Enxertia e a Micropropagação.

Em relação às técnicas utilizadas em animais, temos a Transferência Nuclear da Célula Somática (TNCS) como um dos exemplos.

4. A Clonagem, como processo de alteração apresenta as suas vantagens, mas também certas desvantagens. As vantagens incluem: possibilidade da prevenção da extinção de espécies; substituição de tecidos ou órgãos; avanços na ciência médica; aumento da produção de alimentos; recuperação de lesões; potencialização de estudos genéticos; ajudar casais com dificuldades reprodutivas. As desvantagens incluem: não pode ser utilizado na sociedade devido ao seu nível de imprevisibilidade e questões éticas; os descendentes carecem de diversidade genética o que lhes confere vulnerabilidades semelhantes; desequilíbrios na sociedade no caso da sua utilização em humanos.

5.  Apesar das vantagens, o método de clonagem ainda apresenta diversos riscos:

    -    Possibilidade de comprometer a individualidade;

    -    Perda de variabilidade genética;

    -    Elevado número de anomalias;

    -    Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade;

    -    Baixa taxa de fertilidade, uma vez que, as técnicas ainda não estão totalmente aperfeiçoadas;

    -    Possível discriminação dos clones pela sociedade;

    -    Problemas éticos e morais.

6. O processo de clonagem animal com maior sucesso, que é já muito conhecido e falado, foi o da ovelha Dolly.

Para a clonagem da ovelha Dolly foram necessárias três ovelhas adultas: à que ia ser clonada foi retirada uma célula de uma glândula mamária cujo núcleo continha o património genético da futura ovelha. À outra ovelha foi retirado um óvulo, do qual se extraiu o núcleo e mediante uma descarga elétrica se deu a fusão do DNA da célula da glândula mamária com o ovo sem núcleo: formou-se assim o embrião. A terceira ovelha foi utilizada para a gestão do embrião e como resultado desta experiência obteve-se então o nascimento de uma cria, a ovelha Dolly, com informação genética idêntica à da ovelha que lhe forneceu a glândula mamária.

7. Ao longo do tempo, o homem tem vindo a desenvolver os seus interesses nas mais vastas áreas científicas e práticas. O conhecimento biológico acerca das células tem vindo a ser um alvo de um estudo aprofundado que permitiu descobertas que podem gerar tanto euforia quanto pânico. Podemos afirmar que, ao nível dos vários tipos de clonagem, o estado atual da ciência não é desenvolvido o suficiente  para poder avançar a fundo neste campo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Clonagem

  Índice 1. Definição de Clonagem 2. Tipos de Clonagem 3. Técnicas de Clonagem 4. Vantagens e Desvantagens da Clonagem 5. Objeções à Clonage...