Com o aumento da taxa de imigração em Portugal, aumenta também o número de culturas e de religiões com diferentes formas de celebrar o Natal.
Em Portugal, o costume dos portugueses é comemorar o Natal em família. Normalmente, reúne-se a família inteira na casa mais acolhedora, sendo que a parte da família que mora longe costuma viajar de modo a conseguir estar presenta nesta altura tão especial e importante para todos. Há culinária e doces típicos desta celebração, assim como, costumes e tradições, muitas delas relacionadas às crianças e à chegada do Pai Natal. As casas são sempre decoradas com itens temáticos, como luzinhas de natal, e é feita a árvore de natal. Esta forma de passar a data ainda é, de certa forma, religiosa, sendo ligada principalmente à religião cristã. As casas onde é feito o presépio relacionam esta data ao nascimento de Jesus.
Também é muito comum as pessoas escolherem fazer boas ações de solidariedade nesta data, como, por exemplo, a entrega de comida e agasalhos a pessoas sem abrigo e o acolhimento em sua casa de outras pessoas, principalmente crianças, que perderam a sua família e não têm com quem estar nesta altura do ano.
No entanto, os imigrantes que vêm de países diferentes, têm diferentes formas de celebrar a mesma ocasião. Há quem não comemore o Natal de todo, há quem tenha tradições exclusivas do seu país e escolha trazê-las. Quando em família é comum manterem as tradições e a forma de celebrar a data.